Coluna Clikando – Novo Governador

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Novo Governador

Nesta semana o Estado de São Paulo passa a ter um novo governador, trata-se de Rodrigo Garcia. Moço novo, com apenas 47 anos, natural de Tanabí, na região de São José do Rio Preto, Garcia ocupa a vaga deixada pelo então Governador João Doria, que renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República na eleição de outubro. Rodrigo Garcia ocupou a cadeira de deputado federal por dois mandatos (2011 a 2018), foi três vezes deputado estadual, tendo sido presidente da Assembléia Legislativa entre 2005 e 2007. Foi secretário nas pastas da Habitação, de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social e também secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo. Garcia tem fortes ligações com Taquaritinga, principalmente desde o governo do ex-prefeito José Paulo Delgado Junior. Rodrigo terá agora a oportunidade de ouro para alavancar sua candidatura ao Palácio dos Bandeirantes, uma vez que não vem aparecendo muito bem nas pesquisas de intensão de voto.

Sucesso

Nesta última semana o Supermercado Ipiranga inaugurou sua terceira loja na Cidade, que está instalada no Jardim Buscardi. Para marcar a data, uma festa foi promovida nas dependências do estabelecimento, tendo como ponto alto as grandes ofertas. Os nossos parabéns e desejo de sucesso à família Pariz, em especial ao Zé e ao Fernando, por gerar emprego em nossa querida Taquaritinga. Ao todo, serão mais de 70 oportunidades de trabalho, em uma loja ampla, moderna e muito confortável. Parabéns!

Qualificação

Na noite da ontem, sexta-feira, 1º de abril, os alunos dos Cursos Técnicos em Administração, Recursos Humanos e Alimentos tiveram a oportunidade e assistir a palestra sobre “Empregabilidade”, ministrada pelos profissionais Cristiane Aureliano Ferreira e Diego Martinelli. Os profissionais abordaram temas importantíssimos para que os alunos pudessem se colocar de forma correta para uma oportunidade de emprego. Muitas dúvidas surgiram e foram todas respondidas. Parabéns à direção da instituição por promover este tipo de interação com os alunos, os preparando cada vez mais para o concorrido mercado de trabalho.

Devemos ficar atendo

A prefeitura de Taquaritinga passou a divulgar nos últimos dias um novo boletim epidemiológico, diferente do que acostumamos ver em relação à Covid-19, esta mostra os números de casos de dengue na Cidade. Pra quem achava que a doença era coisa do passado, devemos ficar atentos, pois a cada dia que passa mais e mais pessoas apresentam sintomas desta doença que existe há alguns anos e que depende de cuidados da população e dos profissionais de saúde para ser combatida. Em todo o país circulam notícias sobre a proliferação dos mosquitos e, consequentemente, dos casos de dengue. Existem surtos pelo interior dos estados e, em alguns deles, casos confirmados. Neste caso, é necessário que os especialistas busquem alternativas que surtam efeito na sociedade. Nós, cidadãos em geral, devemos sempre manter os nossos quintais e terrenos limpos, evitando, assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Ódio e Nojo!

Na última quinta-feira, 31 de março, foi relembrado uma das datas mais tristes da nossa história, o dia em que os militares tomaram à força a nossa democracia e levaram o Brasil a décadas de repressão e a instalação de atos institucionais que até hoje estão marcados na lembrança dos que viveram esta época. Pra quem não lembra, o regime militar foi instaurado em 1º de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob o comando de sucessivos presidentes militares. Além disso, o regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos.

Ódio e Nojo! (2)

O ato dava ao presidente, entre outras prerrogativas extraordinárias, o poder de cassar mandatos de políticos, de fechar o Congresso, suspender o instituto do habeas corpus, impor censura prévia à imprensa, às artes e espetáculos, aposentar compulsoriamente professores universitários e prender dissidentes, enfim, tudo o que fosse necessário para apagar qualquer vestígio de oposição ao governo. Aqui, quero relembrar um celebre discurso de Ulysses Guimarães, um dos grandes políticos que o Brasil já teve. Podemos dizer ‘o pai da nossa Constituição’, promulgada em 1988 e que condena toda forma e apoio à ditadura. “Declaro promulgada. O documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude para que isso se cumpra!”, disse Ulysses pouco antes de os constituintes – que a partir de então passariam a exercer função de congressistas – jurarem “manter, defender, cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Ódio e Nojo! (3)

Em seu discurso, Ulysses advertiu que a recém-promulgada Carta não era “perfeita”. “Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”, declarou o presidente da assembleia. “Traidor da Constituição é traidor da pátria. (…) Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações. Principalmente na América Latina.”

*Gabriel Bagliotti é Jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor

Compartilhe esta notícia: